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Óleos essenciais na terapia de trauma

O que faz com que as pessoas se mantenham saudáveis apesar das experiências de vida stressantes?

Algumas pessoas são mais vulneráveis a traumas do que outras. O factor-chave que determina se se permanece saudável apesar de todo o tipo de experiências de vida stressantes, tais como perda, divórcio e outros eventos traumáticos, resume-se ao grau de coerência do próprio sistema.

Coerência é “o grau em que uma pessoa pode permanecer sob pressão” (Aaron Antonovsky) ou também: o grau em que uma pessoa não é esmagada pelo que está a acontecer.

Há três factores que contribuem para o grau de coerência:

Pessoas com elevada coerência procuram soluções razoáveis ou ajuda; pessoas que são incoerentes internamente agem caóticamente (lutam ou voam) ou congelam (congelam).

Tem a ver com a sua mentalidade se está mais receptivo ao trauma. O trauma pode criar barreiras emocionais à forma como vivemos as nossas vidas, mesmo décadas mais tarde. Isto porque depois do trauma, começámos a ligar-nos e às nossas crenças sobre “quem somos” com as emoções que o trauma liberta em nós.

Podemos ficar viciados em traumas?

As experiências traumáticas desencadeiam a libertação de hormonas de stress (cortisol) que nos colocam em “modo de voo”. Podemos ficar viciados nestas hormonas como se fossem drogas (de certa forma, são).

Quando temos múltiplas experiências que despoletam a mesma emoção, não só nos familiarizamos com a emoção como uma crença do “eu”, como também nos tornamos viciados na hormona que o corpo está a libertar nesse momento, e depois inconscientemente procuramos ou criamos mais experiências nas nossas vidas, onde reacendemos essa emoção.

Se sentirmos regularmente sentimentos de culpa ou vergonha enquanto crianças, podemos associar isto à nossa identidade e na idade adulta procurar experiências onde possamos voltar a sentir estes sentimentos.

Embora estas emoções não sejam estados de “sentir-se bem”, associámo-las à nossa identidade e, portanto, acreditamos que estas emoções são parte integrante do nosso ser.

Como podem os óleos essenciais ajudar no trauma?

Os óleos essenciais têm um impacto directo sobre o sistema límbico do cérebro. Os investigadores têm mostrado como os aromas fazem o cérebro reagir. Eles activam o hipotálamo, a hipófise, as hormonas do corpo e o sistema límbico.

O sistema límbico liga os hemisférios esquerdo e direito e os centros do sistema nervoso voluntário e involuntário e é frequentemente desregulado após o trauma. Os odores são processados no sistema límbico, evolutivamente a parte mais antiga do cérebro. O sistema límbico abriga as nossas emoções, sentimentos sexuais, memória e aprendizagem. Acolhe também a amígdala. Esta é a parte do cérebro que activa a nossa resposta de luta-e-voo. Quando as pessoas estão traumatizadas, esta é a parte do cérebro que é mais afectada.

Os óleos essenciais são um catalisador para a cura a partir de uma perspectiva energética mente-corpo.

Só os óleos essenciais são incapazes de resolver o trauma para nós.

Este trabalho está nas nossas mãos!

Tipos de terapia de trauma

PSYCHOTHERAPY

A psicoterapia, também chamada terapia de conversa, permite-lhe falar sobre o seu trauma e passar pelo processo de cura. É importante encontrar o terapeuta certo porque esta é a única forma de construir uma relação de confiança que lhe permita abrir-se e partilhar. A terapia é cansativa e é normal sentir-se pior imediatamente após a terapia, mas deve sentir-se como se estivesse a recuperar de um treino intenso.
Os óleos essenciais podem ser uma ajuda valiosa para lidar com isto.

TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL

O CBT é uma forma de terapia comportamental. Aprenderá a reconhecer comportamentos e atitudes que têm um impacto negativo na sua vida. Trabalha então na substituição destas atitudes negativas por atitudes positivas e pode aplicar estas novas competências na sua vida quotidiana.

Se tiver atingido um estado de espírito positivo durante a terapia, este estado pode ser associado ao cheiro de um determinado óleo essencial. Entre sessões, cheirar a fragrância pode ajudá-lo a lidar com situações stressantes.

TERAPIA DE PROCESSAMENTO COGNITIVO

A CPT é frequentemente a primeira escolha no tratamento de traumas, especialmente no tratamento dos efeitos a longo prazo dos traumas infantis em adultos. Tal como a CBT, a CBT ajuda a ensinar novas e mais positivas formas de lidar com as crenças e emoções relacionadas com o trauma.

Estas novas formas de lidar com o problema podem ser reintegradas usando óleos essenciais.

TERAPIA DIALÉCTICA COMPORTAMENTAL

Tal como outras formas de terapia de trauma, a terapia dialéctica comportamental tem como objectivo regular melhor as emoções. Esta forma de terapia provou ser eficaz na ajuda a pessoas com pensamentos suicidas. Ajuda a ensinar novas competências que ajudam as pessoas a mudar comportamentos insalubres.

DESSENSIBILIZAÇÃO E REPROCESSAMENTO DO MOVIMENTO OCULAR (EMDR)

Na terapia EMDR, concentra-se no trauma ao mesmo tempo que é visualmente estimulado. Os pensamentos, sentimentos e sensações físicas são activados enquanto que o estímulo ajuda a reduzir as emoções e reacções fisiológicas ao trauma. Os pensamentos negativos relacionados com o trauma podem então ser processados com crenças mais positivas e aceitáveis. Também aqui, os óleos essenciais podem ser muito bem utilizados para apoiar.

TERAPIA DE GRUPO

A terapia de grupo é útil porque mostra que não está sozinho com os seus problemas. Num ambiente de apoio e segurança, os membros do grupo acham mais fácil contar as suas histórias e ajudar os outros a processar o seu trauma.

Um difusor na sala e óleos essenciais apropriados podem ser usados para criar uma atmosfera calma e agradável.

BRAINSPOTTING

A terapia de manchas cerebrais revela traumas, emoções negativas e dores físicas. Um terapeuta dirige o seu olhar com um ponteiro. A direcção em que as pessoas olham pode influenciar os seus sentimentos. O Brainspotting ajuda a identificar os estímulos para memórias traumáticas ou emoções negativas e pode ser muito bem suportado com aromaterapia.

MEDICINA COMPLEMENTAR E ALTERNATIVA PARA O TRAUMA

As terapias CAM têm pontos fortes particulares; requerem menos conversas e revelações do que a psicoterapia e não acarretam os riscos de efeitos secundários como abordagens farmacêuticas.

Alguns exemplos são:

  • Acupunctura
  • Exercícios de respiração
  • Meditação
  • Relaxamento
  • Técnicas de relaxamento progressivo
  • Tai-Chi
  • Yoga
  • Terapia com animais
  • Suplementação inteligente

Apoio aos óleos essenciais

Os óleos essenciais podem ser utilizados para apoiar o processo de cura e promover a auto-cura. As misturas especiais de óleos e a aplicação de óleos em pontos específicos (pontos de acupunctura) no corpo ajudam a acalmar o sistema nervoso e a harmonizar a energia.

  1. Bergamot: A Bergamota tem sido utilizada há muito tempo como coadjuvante nas terapias para aliviar a ansiedade e o medo. Tem um efeito purificador sobre sentimentos presos e sistemas de crenças limitantes, desperta um sentimento de esperança e encoraja-o a partilhar os seus sentimentos com outros.

  2. Tangerine:
    O óleo essencial de tangerina demonstrou, em estudos, ter propriedades calmantes e aliviadoras da ansiedade. Pode transformar os humores mais sombrios e convida-o a reviver a alegria e a espontaneidade da infância.
  3. Rose (Roos): O óleo de rosas é um dos óleos essenciais mais populares utilizados pelos terapeutas para apoio no tratamento de ansiedade, luto, ataques de pânico, choque e depressão.
  4. Roman Chamomile (Roomse Kamille): A camomila pode ser utilizada para complementar terapias que tratam a ansiedade, preocupação, irritabilidade e depressão. Pode aumentar os sentimentos de paz interior e contentamento. Ajuda a separar-nos de actividades sem sentido que preenchem as nossas vidas, para que nos possamos concentrar mais no trabalho gratificante.
  5. Clary Sage (Scharlei): Clary Sage ajuda a acalmar as emoções após um surto de raiva. Dá coragem para ver a verdade e encoraja a manter-se aberto a novas ideias e perspectivas.
  6. Sandalwood (Sandelhout): O sândalo ajuda em todos os tipos de técnicas de relaxamento como a meditação, a atenção e a oração. Tem sido utilizado desde os tempos antigos pela sua poderosa capacidade de acalmar a mente. Pode ajudá-lo a transcender os seus sistemas de crenças actuais.
  7. Vetiver: Um dos óleos mais enraizados, o Vetiver pode ajudá-lo a sentir-se mais enraizado na vida. Apoia todo o tipo de trabalho de auto-consciencialização.
  8. Lemongrass (Citroengras)Lemongrass dá-lhe o poder de avançar, aceitar a mudança e comprometer-se com a sua cura.
  9. Ylang Ylang: Ylang Ylang ajuda-o a processar as coisas a partir do coração e a curar traumas emocionais. Ajuda a conectar com uma fonte de alegria que vem de dentro.
  10. GeraniumGerânio ajuda-o a recuperar a confiança no mundo e nos outros. Restaura a confiança na vida e na bondade dos outros.
  11. Lavender (Lavendel)Lavanda : combate o medo de ser visto e ouvido. A lavanda ajuda com a capacidade de comunicar de forma honesta e aberta.
  12. Black Pepper (Kardemom): Tirando a nossa máscara e tentando compreender os sentimentos e comportamentos, permitimos que os nossos verdadeiros pensamentos e emoções venham à tona e deixamos que o fluxo de crescimento comece. A pimenta preta também é utilizada para reduzir o apetite por substâncias viciantes
  13. Frankincense (Wierook): Uma vez que se possa ligar à sua verdade, pode abraçar o seu verdadeiro propósito no mundo e assim deixar de ser guiado pelo ego.
  14. Juniper Berry (Jeneverbes)É especialmente útil quando se resiste ao mergulho profundo da alma necessário para a cura. Em vez de fugir ou esconder-se do desconhecido, Juniper Berry ajuda a cavar mais fundo e aprender a lição de vida.

Como utilizar óleos essenciais para apoiar a terapia de trauma

  • Acalmar o corpo: Para acalmar a resposta ao stress do corpo e activar o estado parassimpático de “descanso & digestão”, aplicar uma gota de óleo essencial na base do crânio, acima do coração, no interior dos pulsos e atrás das orelhas.
  • Libertar emoções: Para libertar emoções, aplicar óleo essencial ao dedo mindinho ou ao exterior do pé desde o tornozelo até ao dedo do pé.
  • Reduzir o stress: As glândulas supra-renais libertam as hormonas de stress cortisol e adrenalina. Para reequilibrar o corpo e acalmar a libertação de hormonas de stress, aplicar óleo essencial nas glândulas supra-renais (na parte de trás do corpo, um punho a partir da costela inferior para cima)
  • Melhorar o sono: Reacções graves de assustar podem perturbar os ritmos circadianos e o sono. Isto pode deixá-lo a sentir-se “cansado e com arame”. Para melhorar o sono, pode aplicar óleos essenciais na coroa da cabeça, na parte de trás do crânio e acima das orelhas.
  • Sentido de segurança: os rins são tradicionalmente considerados a sede da coragem e da força de vontade. Para reduzir a ansiedade e promover sentimentos de segurança, força e coragem, os óleos essenciais são aplicados na zona dos rins.
  • Atmosfera de relaxamento e cura: Use óleos essenciais no seu difusor quando quiser criar uma atmosfera calmante.
  • Apoiar o corpo: Utilizar óleos essenciais em cápsulas vegetais como suplemento inteligente. É melhor consultar primeiro um especialista em óleo essencial para aconselhamento.

O que pode fazer agora para criar mais paz na sua vida?

Há algumas coisas simples que já pode implementar na sua vida para criar mais paz na sua vida:

  • Entre em contacto com a natureza (dê um passeio na floresta (banhos de floresta) e deixe a luz natural cair sobre a sua pele todos os dias).
  • Baixe o volume (o seu sistema já está sobrecarregado; evite estímulos desnecessários)
  • Abrace e abrace (abrace os seus entes queridos e faça festas aos seus animais de estimação para libertar endorfinas e oxitocina).
  • Ligação à terra (usar uma manta ponderada, andar descalço)
  • Lazer (reservar um tempo para o autocuidado, escolher actividades que alimentem a sua alma).
  • Sacudir (mover o corpo para sacudir a energia retida, por exemplo, dançando, saltando num trampolim, fazendo jogging, etc.).
  • Terapia do frio (duches frios ou banhos de gelo aumentam a capacidade de auto-cura do corpo)
  • Alimentação saudável (tem controlo total sobre a sua energia vital)
  • Dormir bem (estabelecer um objectivo de dormir 8 horas para dar tempo ao seu corpo para descansar e curar).

Verá que não se trata de um processo de cura linear, mas sim de uma estrada acidentada com altos e baixos. É importante criar uma sensação de segurança para si próprio à medida que aprende a lidar com os seus sentimentos. Criar espaço e tempo suficientes para lamentar as perdas associadas ao trauma. Se desenvolver um novo sentido de si mesmo e se redefinir, tomará as medidas necessárias para a autodeterminação e para uma vida livre. Merece-o. Vale a pena.

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