Óleos essenciais na terapia do trauma

O que faz as pessoas permanecerem saudáveis ​​apesar das experiências de vida estressantes?

Algumas pessoas são mais vulneráveis ​​ao trauma do que outras. O fator-chave que determina se uma pessoa permanece saudável apesar de todos os tipos de experiências de vida estressantes, como perda, divórcio e outros eventos traumáticos, se resume ao grau de coerência em seu sistema.

Coerência é “o grau em que se pode permanecer sob pressão” (Aaron Antonovsky) ou também: o grau em que não se é dominado pelo que está acontecendo.

Existem três fatores que contribuem para o grau de coerência:

Pessoas com alto grau de coerência procuram soluções razoáveis ​​ou ajuda; as pessoas que são internamente incoerentes agem de forma caótica (luta ou fuga) ou congelam (congelam).

Tem a ver com você mentalidade se você é mais suscetível ao trauma. O trauma pode criar barreiras emocionais para o quão bem vivemos nossas vidas, mesmo décadas depois. Isso ocorre porque, após o trauma, passamos a conectar a nós mesmos e nossas crenças sobre “quem somos” com as emoções que o trauma libera em nós.

Podemos nos tornar viciados em traumas?

Experiências traumáticas desencadeiam a liberação de hormônios do estresse (cortisol) que nos colocam em “modo de fuga”. Podemos nos tornar viciados nesses hormônios, como se fossem drogas (em certo sentido, são).

Quando temos múltiplas experiências que desencadeiam a mesma emoção, não apenas nos familiarizamos com a emoção como uma crença do "eu", mas também nos tornamos viciados no hormônio que o corpo está liberando naquele momento, e então inconscientemente buscamos ou criamos mais experiências em nossas vidas onde reativamos essa emoção.

Se experimentamos regularmente sentimentos de culpa ou vergonha quando crianças, podemos vincular isso à nossa identidade e buscar experiências na idade adulta em que possamos sentir esses sentimentos novamente.

Embora essas emoções não sejam estados de "sentir-se bem", nós as associamos à nossa identidade e, portanto, acreditamos que essas emoções são parte integrante do nosso ser.

Como os óleos essenciais podem ajudar no trauma?

Os óleos essenciais têm um impacto direto no sistema límbico do cérebro. Pesquisadores mostraram como os aromas fazem o cérebro responder. Eles ativam o hipotálamo, a glândula pituitária, os hormônios no corpo e o sistema límbico.

O sistema límbico conecta os hemisférios esquerdo e direito do cérebro e os centros dos sistemas nervosos voluntários e involuntários e muitas vezes é interrompido após trauma. Os cheiros são processados ​​no sistema límbico, que é evolutivamente a parte mais antiga do cérebro. O sistema límbico abriga nossas emoções, sentimentos sexuais, memória e aprendizado. Também abriga a amígdala. Esta é a parte do cérebro que ativa nossa resposta de luta e fuga. Quando as pessoas estão traumatizadas, esta é a parte do cérebro que é mais afetada.

Os óleos essenciais são um catalisador para a cura de uma perspectiva energética mente-corpo.

Os óleos essenciais sozinhos são incapazes de resolver o trauma para nós.

Este trabalho está em nossas mãos!

Tipos de Terapia do Trauma

PSICOTERAPIA

A psicoterapia, também chamada de terapia da conversa, lhe dá a oportunidade de falar sobre seu trauma e passar pelo processo de cura. É importante encontrar o terapeuta certo porque é a única maneira de construir um relacionamento de confiança que permite que você se abra e compartilhe. A terapia é cansativa e é normal sentir-se pior logo após a terapia, mas deve parecer que você está se recuperando de um treino intenso.
Os óleos essenciais podem ser uma ajuda valiosa para lidar com isso.

TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL

A TCC é uma forma de terapia comportamental. Você aprende a reconhecer comportamentos e atitudes que têm uma influência negativa em sua vida. Você então trabalha para substituir essas atitudes negativas por positivas e pode aplicar essas novas habilidades em sua vida diária.

Se você alcançou um estado de espírito positivo durante a terapia, esse estado pode estar associado ao cheiro de um determinado óleo essencial. Entre as sessões, cheirar a fragrância pode ajudá-lo a lidar com situações estressantes.

TERAPIA DE PROCESSAMENTO COGNITIVO

A CPT é frequentemente a primeira escolha no tratamento do trauma, especialmente quando se trata dos efeitos a longo prazo do trauma infantil em adultos. Assim como a TCC, a TCC ajuda a ensinar maneiras novas e mais positivas de lidar com crenças e emoções relacionadas a traumas.

Essas novas formas de enfrentamento podem ser reintegradas usando óleos essenciais.

TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA

Como outras formas de terapia do trauma, a terapia comportamental dialética se concentra em uma melhor regulação das emoções. Esta forma de terapia tem se mostrado eficaz em ajudar pessoas com pensamentos suicidas. Ajuda a ensinar novas habilidades que ajudam as pessoas a mudar comportamentos não saudáveis.

DESSENSIBILIZAÇÃO E REPROCESSAMENTO DO MOVIMENTO OCULAR (EMDR)

Na terapia EMDR, você se concentra no trauma enquanto é estimulado visualmente. Pensamentos, sentimentos e sensações corporais são ativados enquanto a estimulação ajuda a reduzir as emoções e as respostas fisiológicas ao trauma. Pensamentos negativos relacionados ao trauma podem então ser processados ​​com crenças mais positivas e de aceitação. Aqui também, os óleos essenciais podem ser usados ​​muito bem como suporte.

TERAPIA DE GRUPO

A terapia de grupo é útil porque mostra que você não está sozinho com seus problemas. Em um ambiente de apoio e seguro, os membros do grupo acham mais fácil contar sua história e ajudar os outros a processar seu trauma.

Um difusor no quarto e óleos essenciais apropriados podem ser usados ​​para criar uma atmosfera calma e agradável.

brainspotting

A terapia de Brainspotting revela traumas, emoções negativas e dores físicas. Um terapeuta direciona seu olhar com um ponteiro. A direção que as pessoas olham pode influenciar seus sentimentos. Brainspotting ajuda a identificar gatilhos para memórias traumáticas ou emoções negativas e pode ser muito bem apoiado com aromaterapia.

TRATAMENTOS COMPLEMENTARES E ALTERNATIVOS PARA TRAUMA

As terapias de MCA têm pontos fortes particulares, exigindo menos conversas e revelações do que a psicoterapia, e não trazem os riscos de efeitos colaterais como as abordagens farmacêuticas.

Alguns exemplos são:

  • Acupuntura
  • Exercícios de respiração
  • Meditação
  • Relaxamento
  • Técnicas de relaxamento progressivo
  • Tai Chi
  • Yoga
  • Terapia Animal
  • Suplementação Inteligente

Óleos Essenciais Auxiliares

Os óleos essenciais podem ser usados ​​para auxiliar o processo de cicatrização e promover a autocura. Misturas especiais de óleos e a aplicação de óleos em pontos específicos (pontos de acupuntura) do corpo ajudam a acalmar o sistema nervoso e harmonizar as energias.

  1. Bergamot: Bergamot tem sido usado há muito tempo como adjuvante de terapias para aliviar a ansiedade e o medo. Tem um efeito de limpeza em sentimentos presos e sistemas de crenças limitantes, infunde uma sensação de esperança e incentiva a compartilhar seus sentimentos com os outros.
  2. Tangerine: Van Tangerine O óleo essencial demonstrou em estudos ter propriedades calmantes e de alívio da ansiedade. Ele pode transformar os humores mais sombrios e convida você a reviver a alegria e a espontaneidade da infância.
  3. Rose (Rosa): O óleo de rosa é um dos óleos essenciais mais populares que os terapeutas usam para ajudar a tratar ansiedade, tristeza, ataques de pânico, choque e depressão.
  4. Roman Chamomile (Camomila Romana): A camomila pode ser usada como adjuvante de terapias que tratam ansiedade, preocupação, irritabilidade e depressão. Pode aumentar os sentimentos de paz interior e contentamento. Ajuda a nos libertar de atividades sem sentido que preenchem nossas vidas, para que possamos nos concentrar mais no trabalho gratificante.
  5. Clary Sage (salva esclereia): Clary Sage ajuda a acalmar as emoções após uma explosão de raiva. Dá coragem para ver a verdade e incentiva a permanecer aberto a novas ideias e perspectivas.
  6. Sandalwood (Sândalo): Sandalwood ajuda com todos os tipos de técnicas de relaxamento, como meditação, atenção plena e oração. Ele tem sido usado desde os tempos antigos por sua poderosa capacidade de acalmar a mente. Pode ajudá-lo a transcender seus sistemas de crenças atuais.
  7. Vetiver: Como um dos óleos mais aterradores, Vetiver ajudá-lo a se sentir mais enraizado na vida. É favorável a todos os tipos de trabalho de autoconsciência.
  8. Lemongrass (Capim-limão): Lemongrass permite que você avance, aceite a mudança e se comprometa com sua cura.
  9. Ylang Ylang: Ylang Ylang ajuda a processar as coisas do coração e curar traumas emocionais. Ajuda a se conectar com uma fonte de alegria que vem de dentro.
  10. Geranium: Geranium ajuda você a recuperar a confiança no mundo e nos outros. Restaura a fé na vida e na bondade dos outros.
  11. Lavender (Lavanda): Lavender luta contra o medo de ser visto e ouvido. A lavanda ajuda na capacidade de se comunicar honesta e abertamente.
  12. Black Pepper (cardamomo): Ao tirar nossa máscara e tentar entender sentimentos e comportamentos, permitimos que nossos verdadeiros pensamentos e emoções venham à tona e iniciem o fluxo de crescimento. Black Pepper também é usado para reduzir o desejo por substâncias viciantes
  13. Frankincense (Incenso): Uma vez que você possa se conectar com sua verdade, você pode abraçar seu verdadeiro propósito no mundo e, assim, parar de ser guiado pelo ego.
  14. Juniper Berry (zimbro): É especialmente útil ao resistir ao mergulho profundo da alma necessário para a cura. Em vez de fugir ou se esconder do desconhecido, Juniper Berry cavar mais fundo e aprender a lição da vida.

Como usar óleos essenciais para apoiar a terapia de trauma

  • Acalme o corpo: Para acalmar a resposta ao estresse do corpo e ativar o estado parassimpático de "descansar e digerir", aplique uma gota de óleo essencial na base do crânio, acima do coração, dentro dos pulsos e atrás das orelhas.
  • Deixe de lado as emoções: Para agitar as emoções, aplique óleo essencial no dedinho do pé ou na parte externa do pé, do tornozelo ao dedo do pé.
  • Reduzir o estresse: As glândulas supra-renais liberam os hormônios do estresse cortisol e adrenalina. Para reequilibrar o corpo e acalmar a liberação de hormônios do estresse, aplique óleo essencial nas glândulas supra-renais (na parte de trás do corpo, um punho da costela inferior para cima)
  • Melhorar o sono: Reações de sobressalto graves podem perturbar o ritmo circadiano e o sono. Isso pode fazer você se sentir “cansado e conectado”. Para melhorar o sono, você pode aplicar óleos essenciais na coroa da cabeça, na parte de trás do crânio e acima das orelhas.
  • Sensação de segurança: os rins são tradicionalmente considerados a sede da coragem e da força de vontade. Para reduzir a ansiedade e promover sentimentos de segurança, força e coragem, os óleos essenciais são aplicados na região dos rins.
  • Atmosfera de relaxamento e cura: Use óleos essenciais em seu difusor quando quiser criar uma atmosfera calmante.
  • Apoie o corpo: Use óleos essenciais em cápsulas vegetais como um suplemento inteligente. É melhor consultar primeiro um especialista em óleos essenciais para aconselhamento.

O que você pode fazer agora para criar mais paz em sua vida?

Existem algumas coisas simples que você já pode implementar em sua vida para criar mais paz em sua vida:

  • Conecte-se com a natureza (faço een caminhe na floresta (banho de floresta) e deixe a luz natural em sua pele todos os dias).
  • Abaixe o volume (seu sistema já está sobrecarregado; evite estímulos desnecessários)
  • Abraço e abraço (abrace seus entes queridos e acaricie seus animais de estimação para liberar endorfinas e oxitocina).
  • terra (use um cobertor pesado, ande descalço)
  • Lazer (reserve um tempo para o autocuidado, escolha atividades que alimentem sua alma).
  • Deixar pra lá (mova o corpo para liberar energia reprimida, por exemplo, dançando, pulando em um trampolim, correndo, etc.)
  • Terapia fria (duchas frias ou banhos de gelo aumentam a capacidade de autocura do corpo)
  • Comida saudável (você tem controle total sobre sua energia vital)
  • Durma bem (objetivo de dormir 8 horas para dar tempo ao seu corpo para descansar e curar).

Você perceberá que não é um processo linear de cura, mas sim uma estrada esburacada com altos e baixos. É importante que você crie uma sensação de segurança para si mesmo à medida que aprende a lidar com seus sentimentos. Crie bastante espaço e tempo para lamentar as perdas associadas ao trauma. À medida que você desenvolve um novo senso de si mesmo e se redefine, você dará os passos necessários para a autodeterminação e uma vida livre. Você merece isso. Tu mereces.

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